CARTA PASTORAL IN VIA CUM IESU
Introdução:
Caríssimos irmãos, animado pela ação do Espírito Santo e pelo coração de Maria Santíssima que tanto roga por essa Diocese, decido escrever minha primeira Carta Pastoral como Bispo Auxiliar. Com o tema ''In via cum Iesu'' (Um caminho com Jesus), somos chamados a refletir sobre o convite que Jesus nos faz para segui-lo (Mt 4,19:20) para sermos os ''pescadores de gente'' que são aqueles que convertem os homens pela palavra, precisamos de 5 vias ou seja 5 bases para usarmos de ''escadas'' para este caminho.
1º Caminho- O Amor a Cristo
Quando perguntaram a Jesus sobre qual é o maior Mandamento da Lei ele responde: ''Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento" (Mt 22 36-40).O serviço da Igreja pede e exige um amor pelo Senhor, quando amamos Cristo temos a explicação pra tudo. (''O Amor me Explicou tudo''. São João Paulo II). Santo Ambrósio, grande Bispo de Milão nos diz que em Cristo encontramos seus mistérios, de forma simples o grande Doutor da Igreja quer nos dizer que amando a Cristo temos todas nossas dúvidas sanadas. Por isso neste caminho de discernimento Vocacional, sede apaixonados por Cristo!
2º Caminho- A via da Humildade
Bem aventurados os pobres em Espírito, porque deles é o Reino dos céus. (Mt 5,3-9)
Afinal, o que é ser ''pobre em Espírito"? ''Ser Pobre em Espírito'' é ser humilde, temos 2 exemplos que sempre gosto de recordar nas Sagradas Escrituras. O publicano em Lc 18,10-14 e São Dimas em Lc 23,42, devemos ser como eles porque jamais foram comodistas e não reconheceram seus erros perante de Cristo. A leitura de Lc 18,10-14 quer ser um sinal, como nós nos colocamos diante do altar? Como alguém que se exalta, ou como alguém que põe seu Espírito abaixo de Cristo? Santo Agostinho em seu sermão nos diz que devemos reconhecer nossas imperfeições para sermos perfeitos, além de tudo ainda conclui que o caminho da humildade nos leva ao altíssimo. Por tanto queridos irmãos, sigam estes exemplos para serem ''Pobres em Espírito'' e seguirem esta via da Humildade.
3º Caminho- O Zelo pelo serviço da Igreja
Como servidores de Cristo somos chamados a ter zelo por sua casa (Sl 69). O período do Seminário Propedêutico é o período em que a semente é "plantada" e "germinada". Devemos sempre estar em plena harmonia no altar como uma orquestra. Sempre zelar pela Liturgia porque ele se faz presente na celebração Eucarística, está presente na sua palavra, pois é Ele que fala ao ser lida na Igreja a Sagrada Escritura. Está presente, enfim, quando a Igreja reza e canta, Ele que prometeu: «Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, Eu estou no meio deles» (Mt. 18,20). (Sacrosanctum Concilium). Com essas palavras tão significativas somos convidados a zelar sempre pela casa do Senhor, não adianta de nada um seminarista ser organizado nos estudos se ao servir ao Senhor não se preocupa em zelar pela Casa de Deus. (Mt 7,6).
4º Caminho- Desistir, Jamais!
Jesus é o Bom Pastor e nos oferece o melhor caminho (Jo 10,7). Na Lectio Divina em que refletimos sobre esse versículo eu disse um grande problema que temos na Igreja atual, o comodismo, por ignorância achamos que estamos salvos pelo simples fato de ajudarmos na igreja, mas pelo contrário Deus sempre testa seus melhores Homens, durante esse caminho aparecerão dúvidas e mil motivos para ir embora de sua missão, mas por favor sempre coloque em seu coração que tudo isso é uma provação que Deus coloca diante de ti, uma "pedra" que não será obstáculo mais "escada" para seguir este caminho. Sejam fortes e não desanimem! (2 Crôn 15:7).
5º Caminho- A vida de Oração
O cristão, chamado a rezar em comum, deve entrar também no seu quarto para rezar a sós ao Pai (Sacrosanctum Concilium). Quanto mais próximo do fim deste "Caminho com Jesus" a vida de oração não deve faltar, como podemos compreender o mistério salvífico de Cristo ou até mesmo o Mistério que é ser um Sacerdote se não encontramos Cristo? E novamente cito Santo Ambrósio que diz que encontrando Cristo encontramos seus mistérios. E de forma simples como podemos encontrar Cristo?
Rezando e aumentando ainda mais a intimidade com Deus. Concluindo com a frase de Paulo o Apóstolo, devemos orar sem cessar! (1 Ts 5:17).
Como G.K. Chesterton escreveu: "Estamos perecendo não por falta de maravilhas, mas por falta de admiração". É precisamente esta "admiração" que deve ser guardada e preservada com extraordinário cuidado. E vós, que seguem a Cristo recordais: em tudo isto sois chamados a ser humildes e sábios, por isso sejam apaixonado pela missão!

0 Comentários