Arte. N°  018/2025
Livro  02 - das Provisões Gerais




DOM JOSÉ ELIEL GOMES,
POR MERCÊ DE DEUS E DA SANTA SÉ APOSTÓLICA,
ARCEBISPO METROPOLITANO DE MANAUS
.

Aos que estas letras virem ou cuja leitura  ouvirem
ou cujo conhecimento tomar,  saudação
e bênção no Senhor.

"Christus Spes Mea!"

A Igreja, em sua missão de levar o Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo a todos os povos, estabelece a criação e o cuidado de paróquias como um meio eficaz de promoção da vida pastoral e de acompanhamento espiritual da fé. Conforme o disposto no Código de Direito Canônico, especialmente o cân. 515 §1, e seguintes, o ofício de Pároco é conferido àqueles sacerdotes que, pela sua fidelidade, zelo e prudência pastoral, se mostram aptos a exercer a função de pastores nas comunidades a eles confiadas. A outros ainda, é-lhes conferido o cargo de Administrador Paroquial ou Vigário Paroquial.

Diante da necessidade de provar pastores idôneos às Paróquias da Arquidiocese e tendo visto as necessidades da Cúria Metropolitana, e tendo consultado os organismos eclesiais pertinentes, por este decreto,

NOMEIO:

I. O Revmo. Pe. Matheus Corrêa, como Pároco da Paróquia Santo Agostinho e Representante do Clero.

II. O
 Revmo. Pe. Pedro Henrique dos Santos, como Vigário Paroquial da Paróquia Santo Agostinho, para o auxílio do Pároco.

III. O
 Revmo. Diac. Pedro Barbosa, CCsh, como Auxiliar Pastoral da Basílica Catedral dos Santos André e Pedro, para ajudar o então Cura, Mons. João Paulo Matos, CCsh.

Além disso:

Art. 1° 
Os nomeados deverão assumir os seus funcionários imediatamente, com espírito de serviço e fidelidade ao mandato recebido.

Arte. 2° 
As nomeações permanecerão em vigor até que outra disposição canônica as revogue, sempre com vistas ao bem da Igreja e à eficácia da missão arquidiocesana.

Arte. 3° 
O presente decreto entra em vigor nestes dados, sendo publicado e registrado nos anais da Cúria Metropolitana.

Dado e passado em nossa Cúria Metropolitana, na cidade Arquiepiscopal de Manaus, sob o nosso sinal e selo, aos Oito dias do mês de Junho, no Ano Santo do Jubileu da Esperança de Dois mil e Vinte e Cinco.



✠   José Eliel Gomes
Arcebispo Metropolitano de Manaus.



E eu, Chanceler do Arcebispado, dou fé: 

Mons. Pedro Henrique Oliveira Praciano
Chanceler do Arcebispado.