PROVISÃO CANÔNICA
NOMEAÇÃO DE PÁROCO
Prot.: 003/2026

DOM CARLOS EDUARDO CORDEIRO
POR MERCÊ DE DEUS E DA SANTA SÉ APOSTÓLICA
BISPO DIOCESANO DA AMAZÔNIA

Aos que esta provisão lerem,
cuja leitura ouvirem ou cujo conhecimento tomarem, saudação, paz e bênção da parte de Deus e de Sua igreja.

Como pai e pastor da parcela do povo de Deus presente nesta Sé amazônica, confiada à nossa solicitude, e sendo de nosso dever não deixar comunidade alguma sem assistência espiritual; em virtude das necessidades da
Santuario Santo Antônio de Pádua, e visando atender tais necessidades,

Nomeamos, por esta provisão, o Revmo. Pe. João Paulo pároco da referida paróquia, com todos os direitos e deveres presentes no Código de Direito Canônico, nos cânones 515 a 545, e as normas e diretrizes em vigor nesta nossa Diocese lhe conferem.

Quando Vsª. Revm.ª assume o ofício de pároco, tens o dever de exercer o ministério de Profeta, Sacerdote e Pastor:

Como Profeta, deverá proclamar a Palavra de Deus com fidelidade e respeito, sem ferir ou ofender ninguém;

Como Sacerdote, é sua responsabilidade conduzir o povo na celebração dos sacramentos, com especial atenção à Santa Eucaristia;

Como Pastor, deverá acolher a todos com gentileza, confortando os que sofrem e oferecendo apoio espiritual aos fiéis.

Recomendamos vivamente ao novo pároco que, no exercício deste múnus pastoral, procure cumprir tudo aquilo que lhe inspirar o bom e reto zelo sacerdotal. Como cooperador nosso, muito lhe pedimos que ajude os fiéis a constituírem uma comunidade que acolha a todos, que seja missionária e solidária, plenamente inserida na Igreja Diocesana e Universal.

Cuide-se que esta provisão seja lida na solene celebração de posse canônica e aos primeiros domingos após a posse, pelo início do ministério, também seja transcrita no Livro de Tombo da Paróquia.

Rogamos a intercessão dos santos André e Pedro, patronos de nossa diocese, e de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, padroeira da referida paróquia, sobre seu ministério, e as bênçãos do Senhor.

Dado e passado na episcopal cidade de Manaus, na Cúria Diocesana, aos 10 dias do mês de janeiro do Ano do Senhor de 2026, sob o Sinal e Selo de nossas Armas.



Dom Carlos Eduardo Cordeiro
Bispo diocesano

                    
Mons.. João Paulo Matos
Chanceler do bispado e subscritor