DOM ANTÔNIO MATHEUS CARDEAL CARNEIRO
POR MERCÊ DE DEUS E DA SANTA SÉ APOSTÓLICA
CARDEAL BISPO DE VELLETRI-SEGNI
ARCEBISPO METROPOLITANO DA AMAZÔNIA

 Estimado clero e fiéis desta diocese, e a todos que esta lerem, saudações, paz e bem da parte de Cristo Jesus.

CONSIDERANDO o enorme crescimento do clero diocesano, a organização diocesana, a ação evangelizadora e salvação de almas,

OBSERVANDO a grande importância de uma comunidade e serviços pastorais em uma determinada área em que se necessita da propagação e fixação da fé com sua prática, vimos por bem CRIAR por meio deste decreto, a Área Pastoral Nossa Senhora do Carmo, que terá como igreja sede a Capela Nossa Senhora do Carmo, sendo desmembrada da Paróquia São João da Cruz.

Outrossim, fica nomeado como 1° Administrador o Revmo. Diác. Rafael, com todos os ofícios, honras, faculdades e atribuições inerentes a tal cargo.

Em se tratando da administração, os párocos e administradores devem observar o desempenho do múnus de ensinar, santificar e governar em favor da comunidade (cân. 519 §1).

Noutro viés, a administração da paróquia deve estar em completa sintonia com a administração Arquidiocesana. Portanto, o administrador deve sempre estar de acordo com seu pastor; apresente suas opiniões, mas siga a orientação da autoridade eclesiástica.

Recomendamos, assim a todos os fieis da Paróquia, que reconheçam o Revmo. Diác. Rafael como seu legitimo Pastor, dispensando-lhe o devido acatamento.

Recomendamos também aos fiéis da nova Área Pastoral que assumam com fé e responsabilidade todo o processo pastoral que nela se desenvolverá, como Comunidade de Comunidades que se ajudam mutuamente, tendo Nossa Senhora do Carmo, sua padroeira, como força impulsionadora de sua ação evangelizadora.

Que Deus, pela intercessão de Nossa Senhora do Carmo, faça descer copiosas bênçãos sobre todos os queridos fiéis desta nova Área Pastoral.

DADO E PASSADO em Manaus, no Palácio ArquiEpiscopal, ao vigésimo terceiro dia do mês de julho do ano de dois mil e vinte e quatro, sob o Nosso Sinal e Selo de Nossas Armas.

 Antônio Matheus Card. Carneiro
Arcebispo Metropolitano da Amazônia

Sac. João Paulo Matos
Chanceler do Bispado e subscritor