DECRETO DE NOMEAÇÃO
COLÉGIO DE CONSULTORES

Prot. N.º 002/2024
Livro 01

CARD. PIETRO ALBUQUERQUE FERRAZ
POR MERCÊ DE DEUS E DA SÉ APOSTÓLICA
ARCEBISPO METROPOLITANO DA AMAZÔNIA

aos que a este nosso Decreto virem ou
cuja leitura ouvirem ou cujo conhecimento
tomarem, saudação, paz e bênção no Senhor.

A Igreja, em sua missão de conduzir o rebanho de Cristo, dispõe de estruturas que asseguram o bom governo pastoral, conforme estabelecido no Código de Direito Canônico. O Colégio de Consultores, previsto no cân. 502, desempenha um papel essencial ao oferecer ao Bispo Diocesano conselhos prudentes e seguros, especialmente em matérias de grande relevância pastoral e administrativa.

Deste modo, considerando a importância do Colégio de Consultores para o apoio e o aconselhamento ao Bispo Diocesano, e reconhecendo as qualidades e a experiência pastoral dos sacerdotes a seguir mencionados, nomeamos, pelo presente Decreto, os seguintes sacerdotes para compor o Colégio de Consultores da Arquidiocese da Amazônia:

          I. Membro: Mons. Henrique Gänswein;
          II. Membro: Mons. Leandro Serafim;
          III. Membro: Côn. João Paulo Matos;
          IV. Membro: Côn. Pedro Henrique;
          V. Membro: Côn. Rhiquellme Silva;
          VI. Membro: Côn. Victor Monteiro;
          VII. Membro: Diác. Murilo Costa.

O Colégio de Consultores é convidado a ser um verdadeiro auxílio no governo pastoral da Arquidiocese, colaborando estreitamente conosco no discernimento e na tomada de decisões que visem ao crescimento espiritual e à unidade do povo de Deus.

Pedimos a estes sacerdotes que cumpram sua missão com dedicação, zelo e amor pela Igreja, sempre em sintonia com o Espírito Santo, que guia e ilumina os passos da Igreja em sua peregrinação terrena.

Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação, revogando quaisquer disposições anteriores e/ou em contrário a ele, e terá vigor indeterminado até que este arcebispado se manifeste em contrário.

Dado e passado na arquiepiscopal cidade de Manaus, em nossa Mitra Arquiepiscopal, aos quatorze dias do mês de agosto do ano santo jubilar de 2024, sob nosso sinal e selo de nossas armas.



Card. Pietro Albuquerque Ferraz
Arcebispo Metropolitano

E eu,

Mons. Henrique Azevedo Gänswein
Chanceler do Arcebispado

Subscrevi, arquivei e dou fé: 14/08/2024.